sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ROUBAR COMPENSA - LEVOU O FILHO PARA ASSALTO E AINDA RECEBE 20 MIL EUROS POR DECISÃO DO TRIBUNAL




O Tribunal Criminal de Loures condenou, nesta quinta-feira, a nove anos de prisão um militar da GNR que trabalhava no posto local e que estava acusado de ter matado um jovem durante uma perseguição policial após um assalto em Santo Antão do Tojal.

Os factos remontam a 11 de Agosto de 2008, quando o jovem, de 13 anos, foi atingido a tiro pelo militar da GNR Hugo Ernano durante uma perseguição policial a uma carrinha, após um assalto a uma quinta agrícola de Santo Antão do Tojal, em Loures. Além do menor, seguiam na viatura dois homens, um deles Sandro Lourenço, o pai da criança, que estava evadido do Centro Prisional de Alcoentre. O disparo atingiu a bagageira da carrinha, onde o menor se encontrava escondido. Os elementos da GNR encontraram munições de caçadeira e uma arma de calibre 6,35 milímetros no banco de trás da viatura usada pelos presumíveis assaltantes.

Segundo o comandante do Grupo Territorial da GNR de Loures, tenente-coronel Cardoso Pereira, revelou na altura aos órgãos de Comunicação Social, durante a perseguição foram disparados tiros para imobilizar a carrinha e um deles acertou no pneu traseiro direito da viatura, obrigando à imobilização do veículo junto à Igreja de Santo Antão do Tojal, a cerca de um quilómetro da propriedade onde começou a perseguição. Outro dos disparos entrou na viatura e atingiu um rapaz de 13 anos, conhecido por "Caniggia", filho de um dos dois alegados assaltantes, que veio a falecer depois de transportado para o Hospital de Santa Maria.

A decisão final do colectivo de juízes, expressa na sentença, não foi unânime, mas sim maioritária (a juíza presidente perdeu), sendo imputado ao militar Hugo Ernano o crime de homicídio na modalidade de dolo eventual, que resultou, além da pena efectiva de prisão de nove anos, numa indemnização de 80 mil euros à família da vítima (60 mil para a mãe e 20 mil para o pai que levou o filho menor para o assalto).

Por seu turno, o pai da vítima, Sandro Lourenço foi condenado a dois anos e dez meses de prisão efectiva pelos crimes de resistência e desobediência, prestação de falsas declarações e de coacção sobre funcionários. Não foi punido pelo assalto, nem pelo facto de ter aliciado um menor – o filho – para participar no crime.

Inicialmente, o guarda da GNR tinha sido acusado de homicídio qualificado, mas durante o julgamento viu o colectivo de juízes converter a imputação para homicídio por negligência, o que resultaria numa pena mais leve, que poderia ir até cinco anos.

No entanto, parte maioritária do colectivo de juízes decidiu voltar a alterar a qualificação para dolo eventual, agravando novamente a pena do militar. A juíza presidente votou vencida e não conseguiu conter as lágrimas quando foi lida a sentença contra a qual discordava.

Durante a leitura do acórdão, a juíza relatora que assumiu a presidência do julgamento justificou a alteração da qualificação do crime com o facto de o tribunal entender que o militar da GNR “agiu com consciência dos riscos da sua acção”. O tribunal considerou que Hugo Ernano agiu de modo “inadequado e desajustado” e que revelou abuso de autoridade. O acórdão refere ainda que, durante o julgamento, o militar da GNR afirmou que “se fosse hoje voltaria a agir da mesma forma”.

Guarda abandonado
No final de sessão, o advogado do militar, Ricardo Vieira, mostrou-se “surpreendido e triste” com a sentença do Tribunal de Loures e referiu que vai recorrer da decisão. Porém, o recurso para o Supremo vai custar 9 mil euros ao militar, pai de dois filhos e que já teve de penhorar a casa para fazer face às custas judiciais, uma vez que o Comando-Geral da GNR não lhe deu qualquer apoio no processo, deixando o guarda entregue à sua sorte e sem ter ainda tomado qualquer posição sobre a pesada pena que lhe foi aplicada.

Já o advogado da família, Arrobas da Silva – causídico que foi condenado no passado dia 18 de Outubro a quatro anos e meio de prisão efectiva, depois do Tribunal do Monsanto ter dado como provados os crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num processo que integrava um lote de 45 arguidos acusados de vários crimes de burla, falsificação de documentos e associação criminosa -, mostrou-se “minimamente satisfeito” e admitiu que em princípio não irá recorrer da decisão.

A sessão ficou marcada pela presença na sala de alguns militares da GNR e de elementos da Associação Prática da Guarda (APG).

Em declarações aos jornalistas, Nuno Guedes, da APG, lamentou a condenação do colega, referindo que a decisão vai “desmotivar ainda mais” os militares da GNR.

“Vai ser muito complicado para o comando acalmar os profissionais e explicar esta situação. Uma das principais missões da GNR é zelar pelos bens de terceiros e era isso que o Hugo Ernano estava a fazer”, salientou.

Centenas de militares da GNR estão indignados com esta decisão e ponderam mesmo entregar as suas armas nos postos onde prestam serviço. “Se somos punidos por usar as armas em defesa dos cidadãos, o melhor é nem as termos”, desabafou ao Notícias Sem Censura um guarda do posto de Sintra da GNR, solidário com o colega do concelho de Loures.


Carlos Tomás*
*com Agência Lusa e jornal Público

27 comentários:

  1. UMA VERGONHA NACIONAL, A NOSSA JUSTIÇA NO SEU MELHOR CADA VEZ MAIS PODRE E MAIS CORRUPTA !!!!

    ResponderEliminar
  2. Sr doutor juiz, vá se curar!!! Está a dar aso a que o roubo seja um negócio legal e a que os militares da Gnr fiquem no posto quando assaltarem os seus bens. Os seus e os de qualquer um dos cidadãos. Agora vejo porque os ciganos andam bem na vida. Recebem rendimento de inserção, roubam nas horas vagas e recebem indemnizações quando vão a tribunal. Vergonha do meu país é o que tenho.

    ResponderEliminar
  3. Isto e a vergonha do nosso pais ....como e possivel um advogado que foi condenado e representar alguem em tribunal....como e possivel o pai nao ser condenado por roubar e por levar o filho para a morte ....estes procuradores do ministério publicos que sao pagos com o nosso dinheiro era de serem mortos todos com estas injusticas um dia vao precisar das autoridades .....e ai vao ver o que le doi ....ja mete nojo estes ciganos de merda parasitas do nosso estado a pedirem molhares de indemnização ao GNR por tudo e por nada salvaguardados pelos chulos de uns advogados corruptos e procuradores que querem viver a conta da GNR ....como e possivel que a juiza principal chore com a tremenda injustica e os outros palhacos nso se tucarem do erro cometido.....

    ResponderEliminar
  4. A lei é feita para o mundo como ele deveria ser e não para o mundo como ele é. Dói, em qualquer responsável por aplicá-la, a decisão de um colectivo que limita-se ao texto, desprezando o valores maiores aplicados na ação. De certo que a perda de uma vida é lamentável, sobretudo quando esta estava ao condão de um pai bandido, mas fazer com que o braço da lei pese apenas sobre o ombro de quem ter por ofício por-se na linha de frente da defesa do homem justo é algo que deve nos motivar ainda mais a respeitá-los e solidarizarmos com eles para que outros valores não se percam. Sigam em frente, bravos combatentes, pois nós, habitantes do mundo como ele é, continuaremos a precisar de vós.

    ResponderEliminar
  5. Ze Teixeira com este tipo de justiça como se pode esperar que alguma empresa invista neste pais? ate fico admirado de o milirae nao ser obrigado a pagar os arranjos da carrinha
    há alguns segundos ·

    ResponderEliminar
  6. Uma autentica vergonha. Com decisões destas qual e o militar que quer desempenhar bem aquele que deveria ser o seu papel. Óbvio que a criança não teve a culpa e acabou por morrer mas assim com decisões destas ainda estamos sujeitos a uma onda de assaltos com os filhos pois e compensatório!!!

    ResponderEliminar
  7. P.TA Q PARIU OS CIGANOS ,POLITICOS E JUIZES Q DEFENDEM QUEM ROUBA E MATA E CONDENAM QUEM DEFENDE E NOS PROTEGE.DEUS QUEIRA Q OS FILHOS DA P.TA Q CONDENARAM O MILITAR MORRAM NAS MÃOS DE CIGANOS...OU OUTROS PÁRIAS DA SOCIEDADE

    ResponderEliminar
  8. Acho que se devia fazer uma petição e angariação de fundos para ajudar este guarda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo eu a linho, este militar precisa da nossa ajuda
      Por mim devíamos fazer um protesto para apoiar este militar

      Eliminar
    2. Como é possivel todos nos estamos contra a decisão do juiz, será que ele vive neste mundo e serve para nos andar a julgar, o povo é que lhe paga os estudos o ordenado e depois favorece quem anda a roubar e ainda pune que trabalha e zela pela nossa segurança, temos mesmo de ponderar se estes juizes tem legitimidade de fazer tal coisa....

      Eliminar
    3. Este país está tomado de assalto por incompetência a todos os níveis.
      Se houver petição eu alinho...

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. qualquer dia somos preso por não ser roubado

    ResponderEliminar
  11. Segue aqui uma petição para a absolvição do Agente Hugo Ernano!
    Obrigada!

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71119

    ResponderEliminar
  12. Vamos ter de pagar a justiça para ser roubados---E bom que pensem melhor e soltem o AGENTE HUGO

    ResponderEliminar
  13. Vivemos num país de MERDAS MERDAS E MERDAS mais nada.

    ResponderEliminar
  14. na noticia refere-se assalto . a quê ?
    ainda não percebi o que eles roubaram ,,, melôes ?
    Apartir de agora vai cada vez mais ser uma realidade por razões de subrevivência ,
    mas a " honestidade de cada um ! só se pôe á prova em casos extremos uns vão mendigar, prostituir-se e outros talvez a maioria partem para o ROUBO.
    mas sim , tribunais pra quê ? ... acho que um dia talvez , a opinião publica mude , quando um filho de alguém que espero não seja meu , de um Juiz ou politico . for vitima de carjaking e for dentro do carro quando o assantante não parar numa operação stop e a Policia o perseguir sem saber que se trata de carjaking e o perseguir...aos tiros pela via publica ... quando isso acontecer , ainda concordam com este tipo de actuação ?
    e que por uns melões se tira a vida a alguém ?
    enquanto nos roubam milhões e nada acontece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas em 2008 ainda não se ouvia falar em crise como nos dias de hoje, e uma coisa que desde cedo me ensinaram foi que roubar, dinheiro ou fruta é sempre roubo. Se têm fome peçam! Há muito tempo que existem em Portugal instituições que apoiam os que delas necessitam, e se a quinta fosse sua também não iria gostar que lhe roubassem o fruto do seu suor. Se podem acampar onde bem entendem também podem pegar numa enxada e plantar algo para comerem.
      Além disso, se eu for trabalhar e deixar os meus filhos em casa, e algo lhes acontecer, eu vou presa e eles são-me retirados.
      Eles levam os filhos para os assaltos, escondem-nos na traseira das carrinhas donde não podem ser vistos e ainda levam indemnização! Boa... :(
      Como podemos nós condenar os ladrões que nos roubam milhões, se estamos a dar penas leves a quem rouba, e penas pesadas a quem os persegue e prende?

      Eliminar
    2. Desculpe, se têm fome (o que não me parece) trabalhem se filhos da Puta não são mais do eu e muitos milhões de portugueses!

      Eliminar
  15. Vou passar a roubar para ter assim indemnização, que vergonha, sim tenho vergonha de dizer no estrangeiro que sou português, porque a nossa democracia de Alguidar Debaixo, é uma vergonha e assim o país que era bem visto está numa mer... com justiça deste calibre e os governos só se aproveitam do povo para roubar o mais pequeno e engordam os grandes e políticos, Banqueiros etc...
    Nunca foi para manifestações ou Greves para esse e outro como este estou pronto, porque é a VERGONHA NACIONAL...
    OS GRANDES PODEM ROUBAR MILHÕES, MATAR NO ESTRANGEIRO PARA SE APODERAREM DE FORTUNAS E O ZÉ POVINHO ESTÁ A PAGAR!!!!

    ResponderEliminar
  16. realmente é inacreditavel! O cigano rouba, esconde o filho e leva-o ao assalto sejam meloes ou milhoes, é roubo. Para quem rouba melões pode ter uma pene mais pequena, mas afinal de contas quem é mais punido é o militar da GNR. De certeza que o pai e a mãe do cigano vivem com um subsidio que nos todos lhes damos. Porque o Governo não dá nada, engana rouba.

    ResponderEliminar
  17. É claro que roubar compensa. Porque é que o passos coelho está no governo? xD

    ResponderEliminar
  18. É por estas e por outras que cada vez mais temos medo de sair, medo de ter alguma coisa melhor porque se nao for os nossos incompetentes governantes ou os Srs da troika, a nos ir ao bolso são os que se dedicam à delinquência e roubo, pois além de de estarem protegidos pela nossa "justiça" vão passar a salvaguardos pois a política, com estes exemplos faz vista grossa, pois eu faria o mesmo. Apesar de se lamentar a morte de um ser humano a vida deste agente esta acabada profissionalmente, financeiramente e que sabe se não familia, tudo por estar a fazer o seu dever e o seu trabalho.
    Vamos ajudar este homem vamos fazer deste caso um exemplo contem comigo.

    ResponderEliminar
  19. Se fosse militar da GNR ou PSP a partir de hoje fazia as rondas desarmado, assim como assim não se pode utilizar... e quando visse alguém a roubar virava as costas, como se costuma dizer "não é meu nem do meu pai" Uma vergonha esta justiça!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que se formos para a Rua desarmados, somos punidos pela instituição por não andar com a arma obrigatória para o serviço. Mas uma coisa é a arma, outra coisa são as munições. Podemos deixar as munições de lado e sair com a arma só para o inglês ver.

      Eliminar
  20. O paizinho coitadinho lá teve direito a uma indemnização por ter levado o filho a passear... é uma vergonha. Querem punir o agente? Outro tipo de pena. Não façam deste país e sistema judicial uma anedota. Isto devia ir ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Se a Etarra conseguiu algo e essa sim tinha culpa flagrante então porque não tentar por este agente?

    ResponderEliminar